top of page

Introdução

Machu Picchu - que em Quechua significa "Montanha Velha", é aquele tipo de lugar que todo mundo fala: "um dia gostaria de conhecer" e partindo dessa vontade que parecia distante, nosso destino começou a tomar forma.

          No começo do ano (2012) estávamos pesquisando Machu Picchu na internet, como ir, quando ir, quanto custa, sites oficiais do governo, mapas, relatos de viagem e a pasta de favoritos no navegador começou a ficar com vários links, contendo várias informações úteis, interessantes, algumas incompletas, outras perfeitas em suas descrições, propagandas, pacotes caríssimos, enfim, internet, onde encontra-se de tudo... necessitando apenas de um bom filtro e uma boa dose de senso crítico.
          Após juntarmos as informações, inserirmos o plano de viagem no computador, traçarmos a rota, vamos iniciar nossa viagem, aperte o cinto, acomode-se na poltrona e aproveite o passeio.


DESTINO:
Machu Picchu, Cuzco - PERU

ORIGEM:
Manaus, AM

IDA



ETAPA 1: (Aéreo)
Manaus, AM - Porto Velho, RO - Rio Branco, AC  (Embraer 190 - Trip Linhas Aéreas)



ROTA TERRESTRE: (ônibus - Torito - táxi - ônibus) - TRANSOCEÂNICA BR - 317
saindo de Rio Branco, AC - Assis Brasil, AC - Iñapari, PERU - Puerto Maldonado, PERU - Cuzco



Rio Branco - Assis Brasil (ônibus - Real Norte)

Assis Brasil - Iñapari (Torito)

Iñapari - Puerto Maldonado (Táxi - lotação)

Puerto Maldonado - Cuzco (ônibus - Movil Tours)

 

ETAPA 2: (Van - trem - ônibus)
Cuzco, PERU - Ollantaytambo, PERU - Águas Calientes, PERU  - Machu Picchu, PERU

Cuzco - Ollantaytambo (Van da Domiruth - operadora)

Ollantaytambo - Águas Calientes (Trem - Inca Rail)

Águas Calientes - Machu Picchu (ônibus)​





VOLTA



ETAPA 1: (ônibus - trem - van)

Machu Picchu, PERU - Águas Calientes, PERU - Ollantaytambo, PERU - Cuzco, PERU

Machu Picchu - Águas Calientes (ônibus)

Águas Calientes - Ollantaytambo (Trem - Inca Rail)

Ollantaytambo - Cuzco (Van da Domiruth)

ROTA TERRESTRE: (ônibus) - RODOVIA DO PACÍFICO (TRANSOCEÂNICA)

Cuzco, PERU - Puerto Maldonado, PERU - Rio Branco, AC



Cuzco - Puerto Maldonado (ônibus Movil Tours) - "Escala" - parada de 4 horas

Puerto Maldonado - Assis Brasil (almoço) - Rio Branco (ônibus Movil Tours)



ETAPA 2: (Aéreo)



opção 1

Rio Branco, AC - Porto Velho, RO - Manaus, AM (EMBRAER 190 - Trip Linhas Aéreas)

opção 2

Rio Branco, AC - Porto Velho, RO - Brasília, DF - Confins, MG - Campinas, SP (Boeing 737-800/700 GOL ) 





 

Promoção Peixe Urbano



Cusco: 4 Diárias para 2 com Café + Tour em Machu Picchu + Transfer (56% OFF) R$ 1.199,00



          Nos deparamos com essa promoção em Março de 2012, operada pela agência 7Star viagens (www.7starbrasil.com), oferecida pelo PeixeUrbano (www.peixeurbano.com.br). Baseado nas cotações que estávamos fazendo, valores de trem (Inka Rail, PeruRail), ônibus, hotel, translado (aeroporto ou rodoviária) essa promoção estava bem tentadora, principalmente pelas opções de hotéis disponíveis (http://www.booking.com).    

                 Compramos o pacote e para nossa surpresa 20 dias após a compra recebemos um e-mail do Peixe Urbano informando que a agência 7Star não teria condições de cumprir com as suas obrigações contratuais e uma outra agência, a Tambaú - Operadora de Viagens (www.portaltambau.com.br) iria assumir a oferta, nos foi dada a opção de desistirmos e sermos reembolsados ou de seguirmos. Decidimos dar um voto de confiança para a Agência Tambaú. Vários contatos após, marcamos a data de nossa viagem: 14/06/2012 - 18/06/2012. Tudo combinado, porém, como marinheiros de primeira viagem, estávamos preocupados com o desenrolar da história, pensando se tudo sairia conforme o planejado.

Seguro Viagem - um item indispensável​



          Decidimos fazer um seguro viagem cobrindo os dias que estaríamos fora do Brasil. Acabamos por optar por um plano que tivesse cobertuta médica, odontológica, remoção e transporte, procurando cobrir a maioria das eventualidades e com valores que caso necessitássemos, estaríamos amparados. Nossa escolha foi pela Real Seguro Viagem (www.seguroviagem.srv.br) e o pacote saiu na casa dos R$ 50,00, vale salientar que fomos bem atendidos, orientados e que o Voucher é autoexplicativo. Não precisamos utilizar nenhum dos itens do seguro viagem, mas nunca é demais prevenir.

Guia de Viagem



              É necessário um Guia (livro) de viagem? Não, mas ajuda muito, sem esse tipo de apoio perderíamos vários passeios e deixaríamos de saber várias curiosidades que deixam a viagem com um sabor mais requintado. Utilizamos o Guia PERU  (Guia Visual) da Publifolha que contém várias dicas (mas não todas), diagramas (que foram bem úteis), porém, achamos ele meio fraco no quesito MAPAS. Voltando para o Brasil e conversando com colegas que costumam viajar pela América do Sul (desde mochilão até voos turísticos mais tranquilos (avião - hotel - avião), recebemos como indicação uma outra fonte de consulta: O guia do viajante Independente - América do Sul, sendo esse último mais rico em informações, porém, com uma diagramação menos sofisticada. Podemos dizer que os Guias se complementam.



          Para navegar por Cusco e Machu Picchu recomendamos "O Viajante", que está mais completo e contém informações e impressões de pessoas que realmente estiveram lá. Fica uma ressalva para o infográfico da Catedral de Cusco (encontrado no Guia Folha), que gostamos muito.

          No caso de Machu Picchu em especial, compramos um Guia Básico sobre Machu Picchu (La guía básica - Machu Picchu www.hipocampo.com.pe) que serviu perfeitamente para imergirmos no sítio religioso Inca.



Quando ir?



A melhor época do ano para conhecer Cusco e Machu Picchu é de Maio - Agosto. Os índices de chuva são bem abaixo do observado durante todo o ano, porém, o frio castiga um pouco mais. (Fonte: Weather Channel)



        

bottom of page